Criar um pendrive bootável está mais fácil do que você imagina seja para instalar Windows ou Linux nele. Ter um pendrive com sistema operacional instalado não só serve para formatar mas também como caso de emergência caso necessite fazer uma formatação forçada.
Para a nossa sorte, cada ano que se passa as coisas se tornaram um pouco mais fácil, então você aprenderá como criar um pendrive bootável para Windows e Linux de forma fácil e eficiente.
Formatando o pendrive
Sobretudo antes de já irmos direto para instalação da ISO no pendrive é necessário deixá-lo adequadamente para o uso, sendo um com no mínimo 8GB para o processo (recomendo 10GB mínimo).
- Formatando o pendrive:
Ao conectar o pendrive no seu computador, basta ir em “este computador” e dá um clique com o botão direito sobre a unidade do pendrive, em seguida escolha a opção formata.
Lembre-se que ao formatá-lo você vai perder tudo que tem dentro dele! Então salve seus arquivos em um lugar seguro caso haja algo dentro dele antes de fazer o procedimento.
Depois disso, basta mudar o sistema de arquivos para “NFTS” e clicar iniciar. Por padrão o Windows vai indicar o FAT32, o problema é que ele se limita a transferência de arquivos até 4 GB enquanto o NFTS não há limites. Então depois de formatado e com a ISO instalada você ainda poderá usar seu pendrive para outros fins criando pasta dentro dele.
Como criar um pendrive bootável para Windows
Esse procedimento funciona com qualquer versão que esteja disponível no site a Microsoft, você vai criar um pendrive bootável para Windows 10, 11 e 12 conforme a disponibilidade das versões.
- Passo 1: Baixe a ISO do Windows
Primeiramente, você precisa baixar a ISO, hoje em dia a Microsoft disponibiliza uma ISO de instalação bootável. Acesse o site oficial da Microsoft escolha “Criar mídia de instalação do Windows 11“, basta baixar o programa.
- Passo 2: Criando o pendrive bootável com Windows
Agora o procedimento é muito simples, basta você executar o programa, e ir nas seguintes opções:
- Execute o programa e concorde com os termos;
- Cliquem em “Avançar” em selecionar o idioma ou mude conforme a sua preferência;
- Na tela de escolha a mídia ser usada selecione “Unidade flash USB“;
- O programa vai reconhecer o seu pendrive e iniciar a instalação, caso for necessário selecionar uma unidade, escolha a do USB.
Pronto! Assim que finalizar a instalação o seu pendrive bootável já estará pronto com Windows 10 ou 11 nele, agora basta usá-lo para formatar seu PC!
Como criar um pendrive bootável para Linux
Para realizamos o procedimento com o Linux, será necessário utilizar um método diferente do Windows, já que ele não tem um programa para isso.
- Passo 1: Preparação dos arquivos necessários
- Baixe a imagem ISO do Linux: Acesse o site oficial da distribuição Linux que você deseja utilizar e faça o download da imagem ISO correspondente. Certifique-se de obter a versão correta e uma fonte confiável.
- Obtenha um programa para criar o pendrive bootável: Existem várias ferramentas disponíveis para criar pendrives bootáveis para Linux. Duas opções populares são o “Rufus” (disponível para Windows) e o “Etcher” (compatível com Windows, macOS e Linux).
- Passo 2: Executando a ferramenta para criar o pendrive bootável
- Insira o pendrive: Conecte o pendrive ao computador que você escolheu para criar o pendrive bootável.
- Execute a ferramenta selecionada: Abra o programa (Rufus ou Etcher) que você baixou para criar o pendrive bootável.
- Passo 3: Configurando a ferramenta
- Selecione o pendrive: Na ferramenta escolhida, identifique e selecione o pendrive que você deseja usar.
- Selecione a imagem ISO: No campo correspondente, navegue até a localização onde você salvou a imagem ISO do Linux.
- Verifique as opções avançadas: Verifique se as opções avançadas estão corretas. Geralmente, as configurações padrão são adequadas. No entanto, você pode ajustar configurações como sistema de arquivos e tipo de partição, se necessário.
- Passo 4: Criando o Pendrive Bootável
- Inicie o processo: Clique no botão “Iniciar” ou “Criar” para iniciar o processo de criação do pendrive bootável.
- Aguarde o término: Aguarde até que o processo seja concluído. Isso pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho da imagem ISO e da velocidade do seu computador.
- Verificação opcional: Algumas ferramentas oferecem uma opção para verificar a integridade dos dados gravados no pendrive. Recomenda-se realizar essa verificação para garantir que o pendrive bootável tenha sido criado corretamente.
Conclusão
Enfim após concluir esses passos, seu pendrive bootável para Linux estará pronto. Agora você pode usar o pendrive para instalar ou experimentar a distribuição Linux em qualquer computador compatível com boot via USB.
Em conclusão é mais fácil para os usuários de Windows devido ao próprio programa da Microsoft, já para Linux o programa Rufus é bem simples e fácil de mexer facilitando o processo.
Agora KSensei tem um canal especial no Telegram, então participe para não perder nenhuma novidade!