Muitas pessoas querem aprender a como ativar todos os núcleos do processador no Windows para conseguir ter uma melhor desempenho enquanto utiliza o PC seja para trabalho ou para jogar. No entanto, é bem provável que o seu computador já esteja utilizando todos, mas sendo administrado pelo Windows.
A princípio um computador que está com os núcleos desativados você acaba perdendo desempenho, seja para o uso diário ou para jogar, impactando drasticamente. Agora você vai aprender de uma forma rápida é fácil de verificar se está tudo certo com o seu PC!
Como ativar todos os núcleos do processador no Windows
Para fazer o procedimento é bem simples, basta seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1. Aperte a tecla do “Windows + R” para abrir o Executar do Windows ou digite na barra de pesquisa do Windows por “Executar”. Em seguida digite msconfig e clique no botão ok.
Passo 2. Será aberto a Configuração do Sistema, clique na aba “Inicialização do Sistema” e depois em “Opções Avançadas…“.
Passo 3. Agora com na página de opções avançadas verifique se em “Número de processadores” está desmarcado, se estiver, significado que o Window já está utilizando todos de forma automática. Caso a caixa esteja marcada você pode desmarcar e clicar em OK e depois fechar.
Você também pode optar por marca a caixa de número de processadores e selecionar a quantidade máxima, isso fara que todos os núcleos do processador trabalhem o tempo todo em 100%. Porem nem todas as tarefas realizadas necessitam de tudo isso, então é melhor deixar que próprio Windows administre.
Deixar a opção marcada com todas as CPUS ativadas é melhor ou não?
Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem ao querer ativar todos os núcleos do processador de forma manual sem deixar que o Windows trabalhe de forma automática.
Pense o seguinte, como o Windows usar todos os núcleos do processador? A resposta para isso é simples, se você tem apenas um programa aberto ou nenhum, provavelmente o Windows vai utilizar apenas 1 núcleo, já que não há grandes exigência para executar tal tarefa.
Agora conforme você vai abrindo os programas ou até mesmo algum jogo, automaticamente o Windows vai recorrer aos demais núcleos para conseguir rodar aquele processo.
Então deixar a caixa marcada e com número máximo de núcleos, fará que Windows utilize todos até mesmo nas tarefas básicas onde ele não precisaria. Isso pode impactar em duas coisas, uma vida útil menor do seu processador e uma conta de luz bem mais cara.
Além disso, alguns testes já feito pela comunidade mostrou que ativar manualmente todos e deixar Windows executar automática não houve mudanças nos jogos.
Talvez em computadores mais antigos ativar todos os núcleos do processador de forma manual possa ajudar nas tarefas mais simples do Windows, tendo uma melhora perceptível, mas mesmo assim não é indicado.
Em resumo, Windows sempre está sendo atualizado para ter 100% de aproveitamento do Hardware da melhor maneira possível. Então não é necessário ação do usuário a partir do momento que opção já está desmarcada.
Agora KSensei tem um canal especial no Telegram, então participe para não perde nenhuma novidade!